O Provedor Honorário Martins Lopes, militante praticante da solidariedade
O Provedor Honorário Martins Lopes, militante praticante da solidariedade
O Senhor Comendador António José Martins Lopes (N. 27/05/1942; F. 02/03/2019) exerceu o cargo de Provedor da nossa Instituição entre 1990 e 2019. Ao longo desse período constituiu-se como o principal impulsionador desta Santa Casa, conferindo-lhe uma grande dinâmica e grande crescimento. Durante esse tempo, verificou-se uma expressiva amplificação e diversificação das suas respostas sociais, sempre sob uma gestão criteriosa e cuidada, que lhe conferiu as necessárias condições de investimento, num processo de crescimento sustentado e sustentável.
Entre 1995 e 2013 presidiu o Secretariado Regional de Santarém da União das Misericórdias Portuguesas, período durante o qual, por inerência de cargo, integrou o Conselho Nacional dessa organização.
Na sua terra natal, Golegã, onde escolheu viver, foi um homem muito interventivo no movimento associativo, ora desportivo, ora cultural, ora humanitário, tendo sido ainda um elemento muito ativo na participação política local.
Na esfera do associativismo destacou-se como Membro da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Golegã, cuja Mesa da Assembleia Geral presidiu, ambos por períodos de quatro anos. Foi sócio fundador da Rádio Local e do Clube de Campismo e Caravanismo Arco-íris da Golegã, além de ter sido promotor de várias iniciativas de homenagens e reconhecimentos a Goleganenses ilustres.
O desporto foi outra das suas paixões, tendo sido atleta, treinador e dirigente do clube da sua terra, o Futebol Clube Goleganense. Nesse, foi Presidente da Direção durante vários mandatos, presidindo ainda a Mesa da Assembleia Geral dessa agremiação durante muitos anos. Além de treinador de várias equipas de clubes da região, foi dirigente do Conselho Técnico da Associação de Futebol de Santarém. Foi também sócio fundador do Núcleo do Sporting Clube de Portugal local, em 1999, tendo presidido à sua Direção durante o primeiro mandato, outra das suas paixões.
Na política local, foi Secretário da Assembleia Municipal de 1979 a 1982, presidindo-a no mandato seguinte, de 1982 a 1985. Entre 1985 e 1989 foi Vice-presidente da Câmara Municipal da Golegã, exercendo de seguida um mandato como Vereador em regime de não permanência, entre 1989 e 1993, depois de ter sido candidato a Presidente da Câmara. Desde cedo que assumiu a sua filiação partidária, tendo sido fundador da Concelhia da Golegã do Partido Social Democrata, a qual presidiu durante 12 anos, tendo ainda presidido a Mesa da Assembleia Geral Distrital de Santarém, do mesmo partido.
Escolheu fazer da sua vida uma caminhada na defesa de várias causas e de participação ativa em muitas das coisas da sua terra, entregando-se sempre com grande empenho e entusiasmo.
Distinções:
– “Personalidade do Ano” do jornal “O Mirante” na área do Associativismo, 2006;
– Medalha de Grau I, Benemérito da União das Misericórdias Portuguesas, 2009;
– Medalha de Mérito Desportivo e Benemérito, Futebol Clube Goleganense, 2010;
– Comendador da Ordem do Mérito, Presidência da República Portuguesa, 2015;
– Provedor Honorário da Santa Casa da Misericórdia da Golegã, com a atribuição do seu nome à valência “Centro de Férias para Seniores, Comendador António José Martins Lopes”, 2018″.